Nosso Símbolo
Nosso símbolo
“Na vida humana sinais e símbolos ocupam um lugar importante. Sendo o homem um ser ao mesmo tempo corporal e espiritual, exprime e percebe as realidades espirituais por meio de sinais e de símbolos materiais. Como ser social, o homem precisa de sinais e de símbolos para comunicar-se com outros, pela linguagem, por gestos, por ações. Vale o mesmo para a relação com Deus. CIC 1146”.
Assim nosso símbolo é formado pelos seguintes sinais:
A Rosa
Fé no impossível
Como nos mostra a história de Santa Rita, símbolo de fé sobrenatural, Rita pediu que sua parenta lhe trouxesse uma rosa, em pleno inverno e mesmo sem acreditar por causa do frio intenso do inverno, foi fazer e para sua grande surpresa, encontrou a rosa e trazendo-lhe, mas agora crendo. Confiando a nossa comunidade a Santa Rita, nós assumimos também a rosa não somente como um sinal dos favores de Jesus para com ela, mas que nos ensina que por pior que esteja a situação, se crermos e pedirmos a Deus como Rita, receberemos a graça, portanto para nós é sinal de fé no impossível.
O Espinho
Desafios e participação nas dores Jesus
Desafios da vida pessoal e missionária , mas principalmente nos ensina assim como aconteceu com Santa Rita a participar das dores de Jesus.
A Família de Nazaré
Espelho para nossa família
Modelo a qual devemos espelhar a nossa família, levando assim outras a experimentarem a graça de Deus, significa também o nosso carisma “Restaurar as famílias”.
O Ostensório
Nosso ardor missionário
O Cristo adorado e exaltado, também a nossa união intrínseca com a igreja de Cristo, e que nos ensina que sem Ele e sua igreja nada somos e podemos fazer, pois é a fonte de todo o nosso ardor missionário.
A Cruz vazia
Renúncia e sinal de nossa vitória com Cristo que vence a morte
Com ela nós tomamos posse da frase que o imperador Constantino ouviu no século III, quando a cruz lhe apareceu no céu “sob este símbolo vencerás!”, e porque a cruz é o sinal verdadeiro do cristão que entende seu significado. A nossa esta vazia, pois Jesus nos ensina através do evangelho que “se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. (Lc 9,23)”.
A Eucaristia
Fonte de vida
“O Senhor nos convida insistentemente a recebê-lo no sacramento da Eucaristia: “em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a Carne do Filho do homem e não beberdes o seu Sangue, não tereis a vida em vós” (Jô 6,53). CIC 1384”.