Quero SER de Deus!
"A vida do bom religioso deve resplandecer em todas as virtudes, para que seja tal no interior, qual parece fora aos homens" (Livro Imitação de Cristo – Livro I – capítulo XIX)
Lendo o livro acima me confrontei com este trecho, que me chamou atenção por sua profundidade e por ser muito apropriado ao tempo em que vivemos, pois é para minha vida e para a vida daqueles que querem ser “religiosos” (piedoso, austero e profundo) e servir a Deus, por meio das “virtudes”(disposição constante de praticar o bem e evitar o mal), que Ele nos concede todos os dias, para vencermos o mal e “resplandecer” (brilhar intensamente, sobressair, tornar-se notável) a sua luz no mundo (Ef. 5, 1, 8), ou no ambiente que vivo a uma verdade fundamental, PRECISO SER O QUE FALO E FALAR AQUILO QUE SOU.
Esta verdade me leva a fazer alguns questionamentos a mim mesmo, tais como: Como as pessoas me enxergam? Do que meu coração está cheio? (Mt. 12, 34) Tenho lutado até o sangue para fugir do pecado (Hb 12,4)? Pois não adianta somente falar e não viver, não adianta querer mostrar para as pessoas que sou de Deus, se o que vivo grita mais alto e mostra quem sou.
Acreditamos muitas vezes, inocentemente de que não estamos sendo vistos ou observados, mas nos enganamos, pois a partir do momento em que começamos a caminhar com Deus, independente do movimento ou pastoral na igreja, passamos a ser vigiados em cada passo que damos. Seja por Deus, pelo Diabo e também por pessoas. Porém cada um tem seu peso em nossas vidas. Deus independente do que fizermos vai nos amar, mas irá indicar o caminho certo a seguir. O diabo irá utiliza-se dos nossos passos errados contra nós, para nos fazer perder. Já para as pessoas muitas vezes, seremos exemplos, pessoas a serem imitadas, referência, líder, mas não podemos nos esquecer que somos tudo isso, mas nas virtudes e nos erros.
Quantas vezes caímos nas tentações, nas armadilhas, deste mundo e do príncipe deste mundo (Jo. 12,31) e nem percebemos. Ao contrário do que pensamos, este príncipe jamais vai se aproximar, ou se mostrar a nós com barulhos, ele é silencioso, é astuto (Gn. 3,1), ele quer nos levar para seu lado, ou seja, quer nos fazer perdedores e quando assim nos permitimos ser, ficamos cegos e não percebemos por onde e para onde caminhamos e que levamos pessoas junto conosco. É neste ponto que literalmente nos remete ao texto do livro a Imitação de Cristo "A vida do bom religioso deve resplandecer em todas as virtudes, para que seja tal no interior, qual parece fora aos homens".
Diante de tudo isso, quero propor uma reflexão sobre a questão,
Qual será a nossa verdade hoje, a interior ou a exterior, as virtudes ou os desvios?
Acredito que após refletirmos sobre este questionamento, iremos ter mais claro a quem estamos refletindo. Poderemos com o auxílio do Espírito Santo um norte e pedindo a Deus que nos coloque novamente no caminho certo e que se o reflexo estiver sujo, corrompido, Ele possa nos lavar e permitamos que n´Ele possamos fixar nossos olhos e nossa vida.
Quero terminar com o trecho do refrão da música Quero ser de Deus, do Dunga da Canção Nova, que diz:
“Quero ser de Deus a Ele quero servir, não importa mais o que passou, tenho como lixo o que pra trás ficou, diante daquilo que Deus me dá, quero o mundo agora recusar, não há com que se comparar, tudo que encontrei neste lugar”
Este lugar é o coração de Deus meu irmão, minha irmã, fique na graça e na paz de Deus. Amém!
Seu irmão em Cristo Jesus
Fabiano Pires