“Para liderar é preciso estar disposto a servir” - Fabiano Pires

Segundo o dicionário, chefe significa aquele que é um empregado que dirige um serviço, é cabeça, ou então é um soldado que em cada fila está no lugar da frente. O líder é aquele que exerce influência sobre o comportamento, pensamento e opinião dos outros.

A visão que se tem de um chefe, as vezes não é muito boa, pois sempre haverá a subordinação. Ele é sempre aquele que cobra, exige resultados, as vezes custe o que custar, pois foi cobrado e por vezes tem fazer com que as coisas aconteçam, e em nossa sociedade capitalista esta situação é pior ainda. Por vezes esta subordinação vai além de suas vontades e como não dizer algumas vezes de suas convicções.

Gostaria de trazer aqui o lema do autor do livro “O monge e o executivo”, James C. Hunter, “Para liderar é preciso estar disposto a servir”. É a mais bonita definição de liderança, por isso ele define líder como “Líder Servidor”, pois traz em seu conteúdo, a pessoa de Jesus Cristo o maior líder, em quem nós podemos nos espelhar, pois Ele foi o líder convenceu pelo exemplo. 

Este é um livro que pode nos ajudar não somente profissional mais também na pessoal, familiar e como não dizer em nossa vida com Deus.

No início desta semana, estava assistindo o Jornal Hoje, na coluna sala de emprego, onde o entrevistado dizia que as empresas, estão à procura de profissionais que tenham a capacidade de liderar e não somente alguém que dê ordens, mais que leva as pessoas a executarem tal ação, a trabalharem em equipe, por entenderem sua responsabilidade, a importância em todo o processo.

Em nossas casas, quantos chefes de família, que não passam disso “chefes” e esquecemos de que devemos ser principalmente lideres, para nossos filhos, esposas, família, enfim em todo o nosso contexto familiar.

Quantos maridos que não tem coragem de ajudar em suas casas, só sabem mandar, cobrar, ESTÃO na família, mas se esquecem de SER família, exemplos, motivadores, consolo, ouvintes. Assim também a esposas que se perdem em coisas fúteis, em sonhos e devaneios com as situações que lhes são apresentadas, diante de novelas, fofocas, comentários de pessoas que não constroem, se esquecem de que Deus as constituiu para estar submissa ao marido, que significa entender a missão do marido, ser a esposa citada no livro de Provérbios 31,10-31.        

Na igreja não muda muito não, inclusive é neste contexto que está “função” por assim dizer, está carente e não digo isso com relação aos religiosos(as), digo isso com relação a nós os leigos, homens e mulheres, chamados a ser exemplos, a estar à frente de alguma realidade pastoral, de movimentos, etc.

Aprendamos com Jesus que teve uma liderança completamente oposta e contraditória, aquela que os doutores da lei da sua época esperavam. Ainda hoje permanece seu exemplo, sua força e o mais belo de tudo é que Ele quis precisar de cada um de nós, para nadar contra as correntezas deste mundo e que hoje em dia além da própria correnteza, está vindo com muitos entulhos, sujeiras, enfim com toda e qualquer tipo de dificuldades para nos fazer desistir, do propósito que Deus tem para nós.

Não desista, insista, fique firme, sejamos exemplo primeiramente em nossas casas, que possamos convencer com o nosso testemunho de vida, que possamos exercer uma boa influência na vida daqueles que já não tem mais esperança e sonhos.   

 
Fabiano Pires